Dec 11, 2011

Primeira Geração - Computadores a válvula e relé

Primeira Geração Z1


Os primeiros computadores eletrônicos começaram a surgir na década de 1930. Entre 1935 e 1938, Konrad Zuse projetou e construiu uma série de máquinas eletromecânicas baseadas em relés (relés são dispositivos que, se excitados por uma corrente elétrica, é capaz de fechar um contato, servindo como uma chave de "liga-desliga").
Essa série de máquinas construídas, ficaram conhecidas como Z-1, Z-2, Z-3 e Z-4.


Z1

As máquinas de Zuse utilizavam aritmética binária e já apresentavam uma organização interna similar à dos computadores modernos.



Primeira Geração ABC

Enquanto isso, entre 1936 e 1939, John Vincent Atanassof e John Berry desenvolveram uma máquina baseada em válvulas denominadas ABC. Essas válvulas são dispositivos puramente eletrônicos que, assim como o relé, funcionam como uma chave, porém com velocidade dez mil vezes mais rápida.
O objetivo era resolver conjuntos de equações lineares da física. Também apresentavam alguns conceitos encontrados em computadores modernos (unidade aritmética e de memória) e operava com aritmética binária.

ABC

No período da Segunda Guerra Mundial, o computador torna-se uma ferramenta necessária para auxiliar no cálculo de tabelas de balística para canhões navais e artilharia anti-aérea.



Primeira Geração Mark 1

Computador eletromecânico Harvard Mark-1 (1944). Concebido por Howard Aiken e implementado pela IBM. Não possuía o conceito de programa armazenado; o programa era "carregado" por meio de uma fita perfurada, executando as instruções durante sua leitura.

Fitas perfuradas

Ocupava 120 m², continha milhares de relés e levava cerca de três segundos para efetuar uma multiplicação de números de dez dígitos.



Mark 1



Primeira Geração Colossus

Projeto secreto desenvolvido entre 1940 e 1944 com o intuito de decifrar códigos secretos alemães. Foi revelado somente em 1970.



Colossus



Primeira Geração ENIAC


O ENIAC (Eletronic Numeric Integrator and Calulator) foi apresentado em 1946.
Continha 18 mil válvulas, pesava 30 toneladas. Era capaz de executar 5 mil adições e subtrações e 300 multiplicações por segundo. Possuía memória pequena e, como tinha vários componentes discretos, não funcionava por muitos minutos seguidos sem que um 
deles quebrasse. Em algumas operações, chega a ser mais de mil vezes mais rápido que o Mark 1.

Programas eram configurados por cabos, tornando sua programação complexa. Sua preparação para cálculos podia demorar semanas e os programas eram modificados através de reconfigurações no circuito: trabalho de dias para um programa relativamente simples.



ENIAC

Na figura acima, temos, em primeiro plano, um homem está colocando dados (bits) na memória do computador, por meio de interruptores. No fundo da sala, uma mulher lê resultados num painel luminoso onde cada lâmpada é um bit.

1 comment: