Dec 11, 2011

História da Computação - Parte 3

Em 1801, o mecânico francês Joseph Marie Jacquard sugere controlar teares por meio de cartões perfurados; esses cartões forneceriam os comandos necessários para que a tecelagem de padrões complicados em tecidos fosse realizada com sucesso. Assim, inicia-se a Programação. Em 1808, o italiano Pellegrino Turri introduz o sistema de teclados. Em 1820, a temos a primeira calculadora a ser comercializada com sucesso, chamada de "Arithometer", que foi inventada por Charles Xavier Thomas, e teve como princípio o aparelho desenvolvido por Leibniz e já falado aqui por nós no post anterior.


Arithometer

Por volta de 1830, Charles Babbage, preocupado com os erros contidos nas tabelas matemáticas de sua época, constrói um modelo para calcular tabelas de funções logarítmicas e trigonométricas, por exemplo, sem a intervenção de um operador humano e essa invenção foi chamada de "Máquina das Diferenças".

Máquina das Diferenças

Em 1834, Charles Babbage começa a desenvolver um computador mecânico moderno de uso geral, o Engenho analítico. Trabalhou neste projeto até o seu falecimento em 1877. No mesmo ano, surge a primeira pessoa programadora da História: Augusta (Ada) Lovelace, que cria um programa para utilizar a máquina de Babbage.

Ada Lovelace

Em 1854, George Boole cria a Álgebra Booleana, que é nossa base atual de aritmética computacional e investiga as leis do pensamento.

Álgebra de Boole - tabela verdade em circuitos lógicos

Em 1856, ocorre a primeira ligação transatlântica via cabo; em 1868, é lançado o teclado QWERTY, assim chamado pois são as primeiras seis letras seguidas numa linha do teclado e é patenteado por Christopher Sholes. Em 1869, é inventado o piano lógico de Jeavons. m 1873, invenção do primeiro motor elétrico. Em 1874, o teclado QWERTY é visto pela primeira vez em máquinas de escrever, foi o lançamento oficial destas.

Primeiras versões da máquina de escrever

Em 1876, Alexander Graham Bell inventa o telefone. Em 1881, acontece o aperfeiçoamento de máquinas lógicas, tornando-as mais pequenas. Em 1883, Thomas Edison inventa a lâmpada. Em 1888, Friedrich Reinitzer descobre o cristal líquido. Em 1892, surge as máquinas de calcular de Burrogh.
Em 1889, o estatístico americano Herman Hollerith funda a IBM (Internacional Business Machines), que idealiza uma solução eficiente para o censo dos EUA de 1890: conceber diversas máquinas elétricas para a soma e contagem de dados, eram representadas por perfurações em tiras de papel. Assim, foram estabelecidos os circuitos elétricos e os dados começaram a poder ser computados de forma automática e rápida.
Em 1895, Marconi realizou a primeira transmissão pelo primeiro telégrafo sem fios, pelo Canal da Mancha, para conseguir tal feito, baseou-se nos estudos de Nikola Tesla. Em 1896, Herman Hollerith cria a "Tabulating Machine Company", e as tiras de papel são substituídas por cartões e estes cartões, tornaram-se elementos básicos das máquinas da IBM.

No comments:

Post a Comment