Dec 11, 2011

História da Computação - Parte 2

Após tratarmos de todos os eventos anteriores ao nascimento de Cristo, falaremos agora, dos posteriores para dar continuidade a nossa história.
Em 200 d.C., houve a criação da base binária, a princípio para classificar medidas musicais.


Compasso Binário

O conceito de algoritmo é inventado em 825 d.C.; em 1614, John Napier, inventor do logaritmo, desenvolve os Bastões de Napier, que é um auxílio às operações de multiplicação. Então, em 1633, são inventadas as Réguas de Cálculo pelo sacerdote William Oughtred; sua idéia foi representar os logaritmos de John Napier em escalas de marfim, madeira, etc. e, tal aparelho é considerado o primeiro computador analógico da História.
Régua de Cálculo


Em 1642, Blaise Pascal, aos 18 anos de idade, cria a Pascalina, máquina de calcular baseada em dois conjuntos de discos: um para a introdução de dados e outro que armazena os resultados, interligados por engrenagens. Esta é considerada a primeira calculadora mecânica do mundo.


Pascalina

Em 1679, Leibniz introduz o conceito de realizar multiplicações e divisões através de subtrações e adições sucessivas (Calculadora de Leibniz). Em 1769, é inventado o que é considerado o primeiro jogo computadorizado: um  jogo de xadrez chamado de "Turk". Em 1786, o engenheiro J. Muller planeja a construção de uma máquina para calcular e preparar tabelas matemáticas de algumas funções e foi ela que introduziu o conceito de registros somadores.

No comments:

Post a Comment